Aos 16 anos, Eduardo Leite é senior do Xico e sub-18 de Portugal
Utilizado nos sete jogos disputados pelos escolares para o Campeonato Placard, o ponta direita vai disputar o torneio Scandibérico, em novembro, com as congéneres de Espanha, Noruega e Suécia.

Eduardo Leite tem 16 anos e joga no Xico Andebol; compete não pelos juvenis, escalão, mas com os seniores, no maior escalão da modalidade.
Ponta direita, marcou até agora 14 golos nos sete jogos disputados para o Campeonato Placard e viu agora as suas prestações recompensadas com uma chamada à seleção nacional sub-18, a do escalão imediatamente acima do da sua idade.
O vimaranense é um dos 16 convocados pelo selecionador Nuno Santos para o Scandibérico de 2021, torneio agendado para novembro, em Espanha, que, além da seleção roja, conta ainda com a Noruega e com a Suécia. O compromisso vai servir para preparar a participação no próximo campeonato do mundo, calendarizado para agosto de 2022, no qual a equipa das quinas já garantiu a presença.
“Este é o primeiro grande momento de preparação, embora estejamos ainda num período muito distante da competição, em que podemos contar com a maior parte do grupo junta. Obviamente que, o objetivo principal é termos oportunidade de competir a um nível elevado com três seleções de estatuto mundial, fazer crescer a equipa no seu coletivo”, realçou, em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Nuno Santos vincou que a prova vai servir para dar experiência a atletas que já militam no Campeonato Placard, mas também a jogadores que ainda competem nos campeonatos nacionais de juvenis e de juniores, tendo realçado a importância do grupo se “focar” mais no trabalho que tem de fazer.
“Conhecemos a Espanha relativamente bem. Não temos ainda grande informação acerca da Suécia e da Noruega, mas esse é um ponto que não me preocupa muito, neste momento. Por ser o primeiro grande momento de preparação para o mundial, estamos mais focados em nós.