skipToMain

Anfiteatro: Em Brito, há 35 anos houve “visão de futuro”

Anfiteatro é uma rubrica do Tempo de Jogo que apresenta os recintos desportivos vimaranenses. Há 35 anos houve visão de futuro na Junta, e o Brito tem “um campo com todas as condições”.

21 janeiro 2022 > 15:25

O dia 13 de abril de 1986 foi de festa em Brito. Inauguraram-se os balneários do Campo de Jogos do Brito, concluindo assim um importante marco para o ambicionado novo campo para a prática de futebol. Um ano antes, em 1985 estava edificado o enorme pelado, sem fim à vista, para dotar a freguesia de um parque desportivo com “condições de futuro”.

Foi há mais de três décadas que se passou do Campo Antigo, como ainda hoje é conhecido o lugar do anterior campo que havia, para se passar para as instalações atuais. “Comprou-se este terreno, não tinha ainda prédios à volta, não havia quase nada, era uma zona mais ampla e propícia. Lembro-me perfeitamente deste campo ser aqui feito, na altura já com a pista que era usual naquele tempo”, relata José Dias, atual presidente do clube, que foi também presidente da Junta de Freguesia, presidente em anteriores direções do clube e ocupou ainda outros cargos na estrutura do Brito Sport Clube.

Pertença da Junta de Freguesia, ainda se olha para essa decisão de erguer o campo no local atual como “uma boa visão de futuro da junta de então”. “Já era um bom pelado, fez-se logo um campo com medidas de futuro, para não termos problemas, como outros clubes estão a ter. Penso que foi uma boa visão da Junta de Freguesia ade Brito naquela altura, porque, ao fazer, fez-se uma coisa com condições para o futuro”, aponta.

 

24 anos de pelado, até um dos primeiros sintéticos

O processo foi evolutivo. Construiu-se o campo pelado, depois os balneários e em seguida a bancada que se mantém até hoje, ainda que com o tempo tenha vindo a receber melhoramentos. “A bancada foi feita logo quase no início, por um ex-presidente, que ajudou a fazer bancada, o que era o possível na altura, mas ainda hoje serve perfeitamente”.

Foram 24 anos de pelado, um campo conhecido pelas suas dimensões avantajadas e pelo imenso espaço que mesmo assim sobrava, inclusive com uma espécie de pista de atletismo a envolver o campo de futebol. Até que a moda dos sintéticos começou a ditar tendências e o Brito SC não quis ficar para trás.

“Quando entrou o Sr. Ricardo Pizarro para a presidência do Brito eu era o presidente da junta de então: pediu mais condições para desenvolver o clube, disse que toda a gente iria apostar na relva sintética; começámos a conversar com a Câmara Municipal de Guimarães, que pensou em instalar três ou quatro campos no concelho e o Brito foi um deles. Meteu-se relva sintética neste campo. Foi logo um dos primeiros, sem dúvida nenhuma”, explica. A inauguração foi feita a 7 de novembro de 2010 com a presença de Laurentino Dias, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

 

Grande processo com condições muito boas, mas há sonhos para mais

Volvidos doze anos da instalação do sintético, ainda hoje o processo é elogiado. “Um grande processo”, atira José Dias, então presidente da Junta de Freguesia de Brito. “Desde nivelamento, suporte ao relvado, rega e todos os pormenores. Por isso é que este campo tem umas condições muito boas. A relva está a ficar gasta, já tem uma idade, mas ficou muito bem feito, por isso é que não encharca e nunca cedeu o terreno. Temos todas as condições para jogar no Campeonato de Portugal e por aí acima, caso fosse possível jogar em relva sintética”, assegura.

Olhando para o que é o Campo de Jogos do Brito, já se pode dizer que se transformou num “pequeno complexo desportivo”. Primeiro instalou-se um sintético de Futebol 7, depois um de Futebol 9 complementado com um pequeno campo de 5. São quase três centenas os miúdos que evoluem nas camadas jovens, aos quais se junta o futebol feminino.

“Tem de se agradecer a visão de quem no início comprou este campo. Quem fez o campo pensou no futuro e muito bem”, refere José Dias. O campo é, desde o início de todo o processo propriedade da Junta de Freguesia, estando na vila ao serviço do desporto. Para já está aprovada a instalação de luz led no relvado principal para permitir realizar jogos à noite.  

Mas, há sonhos para mais. Há o sonho de construir uma nova bancada no lado oposto à atual, com balneários no piso inferior de frente para o novo arruamento que vai ser criado, com uma sede mais confortável e um auditório.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast