skipToMain

Acima do que esperavam, Nuno Lopes e Laura Silva vencem Corrida das Taipas

O atleta do Feirense e a corredora do Clube Desportivo de São Salvador do Campo levaram a melhor num percurso de 10 quilómetros que reuniu cerca de 300 participantes neste domingo.

06 junho 2022 > 12:40

O público compareceu às ruas das Taipas para ver cerca de três centenas de atletas a darem o seu melhor, numa corrida de 10 quilómetros. O mais rápido entre todos eles foi Nuno Lopes, do Feirense, com uma marca de 31.11 minutos. Rúben Pires, da União Desportiva de Várzea, emblema de Felgueiras, foi segundo, ao fim de 31.27 minutos, e Bruno Silva, da Prime Running (Santo Tirso), terceiro, ao fazer 32.30 minutos.

Terminada a 15.ª Corrida de Caldas das Taipas, o atleta feirense mostrou-se agradado por juntar o agradável – vitória na corrida – ao útil – o treino para “uma grande prova que está a preparar”. “Aproveitei para treinar, fazer a prova pelo meio e voltar a treinar no fim. Foi fantástico”, disse ao Tempo de Jogo.

O atleta reconheceu que “não estava à espera de correr tão rápido”, perante “atletas de categoria”, numa prova “durinha”, e enalteceu o “muito público” nos passeios da mais urbana vila vimaranense. “Foi muito especial correr aqui pela primeira vez. Gostei de estar aqui e de ser aplaudido pelo público”, acrescentou.

Seis minutos depois do primeiro atleta a cruzar a meta, Laura Silva foi a primeira mulher a fazê-lo. A corredora do Clube Desportivo de São Salvador do Campo alcançou uma marca de 37.12 minutos, “acima do que esperava” depois de contrair o coronavírus há duas semanas. “Estou numa recuperação pós-covid. Sou enfermeira, lidei com a covid-19 desde o início e nunca fora infetada. Infetei-me há duas semanas, o que até teve mais efeito psicológico”, explicou a vencedora.

Logo atrás, surgiram Rita Maria Lopes, atleta do Boavista que corria em casa, com 39.17 minutos, e Raquel Sampaio, da União Desportiva de Várzea, com 40.29 minutos. Pela dificuldade em voltar ao triatlo, visto que a maioria das provas se desenrolam longe de casa e os apoios para eventuais participações escasseiam, a atleta de Caldas das Taipas reconheceu que tem apostado no atletismo para se manter em forma e considerou o seu resultado “normal”.

“Já não competia aqui há alguns anos. Foi um regresso tardio, mas estava a contar com alguma dureza, porque, nas Taipas, não temos grandes percursos planos. O tempo foi dentro do normal tendo em conta o percurso e a falta de competições nos últimos meses”, explicou.

Após as suspensões das edições de 2020 e de 2021, motivadas pela covid-19, a prova organizada pelo Núcleo de Atletismo das Taipas e apadrinhada por Luís Castro, jornalista da RTP, teve ainda uma caminhada e a Corrida da Pequenada, para benjamins. Martim Ferreira venceu a prova masculina, em 03.48 minutos, e Vitória Martins Lopes a feminina, com 03.58 minutos.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast