skipToMain

“Abuso da força de segurança”: JpG lamenta incidentes do Vitória – Sporting

Em reunião de Câmara, o vereador Ricardo Araújo criticou ainda o facto de o país circunscrever a Guimarães a atenção sobre a violência nos estádios de futebol.

24 março 2022 > 11:10

Ex-administrador no Instituto Português do Desporto e da Juventude e candidato a vice-presidente pela lista de Alex Costa às mais recentes eleições do Vitória SC, Ricardo Araújo lamentou a ação do Corpo de Intervenção da PSP sobre os vitorianos localizados na bancada Nascente, entre os minutos 74 e 80 do embate com o Sporting, tendo-a mesmo classificado de “abuso”.

“As imagens que circularam demonstram um exagero e abuso das forças de segurança”, afirmou o responsável eleito pela coligação Juntos por Guimarães durante a reunião do executivo municipal desta quinta-feira.

O social-democrata notou, contudo, que a “opinião pública” nacional é crítica dos adeptos do Vitória, algo que, a seu ver, “não corresponde àquilo que o Vitória e os vimaranenses merecem”. Ricardo Araújo alega existir mesmo uma tendência nacional para “se tentar fazer de Guimarães um exemplo para todos os males que existem no desporto e no futebol em Portugal”. “Começa a ser frequente o uso e abuso do nome de Guimarães sobre o que acontece nos estádios de futebol”, vincou.

Para ilustrar essa pretensa disparidade de tratamento da opinião pública para com adeptos do Vitória e adeptos de outros clubes, o vereador lembrou a carga policial de um agente da PSP sobre um adepto do Benfica nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques em maio de 2015, que levou à condenação do subcomissário da PSP, Filipe Silva, com três anos e meio de pena de prisão, suspensa na execução. “Há uns anos, comprovou-se o abuso da autoridade, mas isso não pode apenas acontecer quando tem a ver com adeptos de outros clubes”, assinalou.

Como o Vitória é, na perspetiva da coligação Juntos por Guimarães, “um grande embaixador de Guimarães”, que faz “diferença na imagem que se cria de Guimarães”, Ricardo Araújo apelou ao presidente da Câmara para levar a questão ao Comando Distrital de Braga da PSP e ao Ministério da Administração Interna, agora liderado por José Luís Carneiro, o cabeça de lista socialista pelo distrito de Braga às Legislativas de janeiro.

 

Campanha para “ambiente desportivo saudável”

O social-democrata sugeriu ainda que a Câmara Municipal pode reunir com a direção do Vitória SC, liderada por António Miguel Cardoso, com vista ao lançamento de “uma campanha de promoção de um ambiente desportivo saudável no Estádio D. Afonso Henriques”; a iniciativa, frisou, pode criar “um código de conduta e de segurança que demonstre que o Vitória promove o desporto, o futebol e a festa”.

Outro dos desígnios dessa sugestão é a promoção do “estádio do rei” como um palco “para se viver uma experiência”, à semelhança de outros estádios europeus reconhecidos pelo ambiente intenso. “Quem gosta de futebol gosta de ir a certos estádios europeus para viver a experiência. E Guimarães tem todas as condições para que aconteça o mesmo”, especificou.

Perante as interpelações da JpG, Domingos Bragança realçou que, para além do “desconforto e da injustiça” perante o “que se lê sobre o Vitória e sobre Guimarães”,  é preciso “concertar com a direção do Vitória um processo de boa conduta ética e de defesa do bom nome do Vitória, bem como de Guimarães”.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast