A preponderância de Óscar Estupiñán
Estupiñán somou o 19.º golo com a camisola do Vitória SC em dia de aniversário. O colombiano assume-se agora como um dos pontas-de-lança mais certeiros ao serviço do clube desde a virada do milénio.

É inegável o excelente momento de forma que Óscar Estupiñán atravessa ao serviço do Vitória SC. No último jogo de 2021, frente ao Boavista - que terminou empatado a uma bola –, o avançado colombiano fez o seu quinquagésimo jogo ao serviço do emblema vitoriano a contar para o campeonato. Como não poderia deixar de ser, fez, uma vez mais, o gosto ao pé. Com o tento apontado aos axadrezados, a conta pessoal do colombiano engordou para os sete golos – seis para o campeonato e mais um para a Taça da Liga – e partilha com o inglês Marcus Edwards o estatuto de melhor marcador do clube na edição 2021/2022 da Liga Portugal bwin.
Depois dos empréstimos ao Barcelona SC (Equador) e Denilzispor (Turquia) e de um período ao serviço da equipa B, Óscar Estupiñán acabou por revelar ser uma peça preponderante na manobra ofensiva vitoriana e, agora, a sua veia goleadora ameaça pulverizar recordes na cidade berço. No total dos 64 jogos de rei ao peito, o avançado fez 19 golos e já é, a par do brasileiro Bruno Duarte, o 9.º melhor marcador do Vitória SC desde a viragem do milénio. André André, com 37 golos em 188 jogos, lidera a lista e é também o jogador no ativo com mais partidas disputadas pelo clube.
Com o golo apontado ao Boavista na 16.ª jornada, Óscar Estupiñán ascendeu ao pódio dos pontas-de-lança mais certeiros do clube desde 2000: foram 19 golos apontados em 64 jogos. Bruno Duarte conta os mesmos golos. No entanto, o brasileiro precisou de participar em mais 18 partidas para alcançar o mesmo número de golos e, por ter uma média inferior de golos por jogo, ocupa o primeiro lugar fora do pódio. Romeu, com 21 tentos em 108 desafios, ocupa o segundo lugar do pódio e o brasileiro Edgar Silva é primeiro: foram 26 golos marcados em 73 partidas; é também o atual jogador do Daegu FC que tem a melhor média dos três: 0,36 golos por jogo.
Estupiñán chegou à equipa principal em 2020 pela mão de João Henriques. Foi em dezembro desse ano que, no Estádio da Luz, figurou pela primeira vez no alinhamento inicial dos conquistadores. O jogo dos quartos-de-final da Taça da Liga não correu bem à turma vitoriana, que acabou por perder no desempate por grandes penalidades, mas o início foi auspicioso: um golo do colombiano inaugurou o marcador e deixou a equipa a liderar o resultado durante largos minutos. O colombiano não só conquistou a confiança do treinador tomarense, que se manteve no comando técnico do clube até abril, mas também mereceu desde logo o voto de confiança de Pepa. Estupiñán tem sido o ponta-de-lança de eleição do atual treinador vitoriano e é o sétimo jogador com mais minutos (1170) do plantel.