skipToMain

A luta continua na próxima época: Vitória cai após levar Benfica ao limite

Num play-off em que a imagem foi muito superior à deixada na fase regular, as condessas entraram no último período do jogo de desempate a vencer, antes de claudicarem e perderem por 65-54.

10 abril 2022 > 15:00

O Vitória SC que precisou da última jornada da fase regular da Liga Betclic para assegurar o play-off de apuramento de campeão foi o mesmo que forçou o Benfica, potência hegemónica do basquete feminino português, a virar o jogo nos 10 minutos finais do terceiro e decisivo jogo da primeira ronda para continuar a aspirar à revalidação do título.

Esse grupo foi, ao mesmo tempo, diferente daquele que vagueou pela cauda da tabela durante a primeira fase da Liga Betclic: com as jogadoras a 100%, o rigor defensivo foi outro. A presença ofensiva, na luta das tabelas ou no lançamento exterior, também. O derrube da invencibilidade encarnada há uma semana comprovou essa subida de rendimento, antes da derrota no segundo embate, já em Lisboa, com uma segunda parte aquém da primeira.

De novo em igualdade de circunstâncias para a decisão deste domingo, as comandadas de Pedro Dias ombrearam com as águias ao longo dos três primeiros períodos; passaram até mais tempo na frente. Findo o período inaugural, com uma desvantagem de um ponto (19-18), o Vitória inverteu a marcha do marcador a meio do segundo quarto, com um parcial de 7-0 (28-23), e manteve-se quase sempre na dianteira de um mano a mano renhido até ao fim do terceiro período.

O marcador assinalava um 47-44 favorável às vimaranenses quando restavam 10 minutos para se jogar. Mal se começaram a desenhar os ataques do último período, o trabalho das condessas ruiu progressivamente. Ineficaz no ataque, o Vitória viu o Benfica abdicar dos triplos que o mantinham afastado do cesto – marcou apenas um em 16 tentativas – e privilegiar o jogo interior. A turma de Eugénio Rodrigues fê-lo com sucesso, terminando o jogo com um parcial de 13-3 que valeu o 65-54 final, bem longe de espelhar tudo o que se viu num dos pavilhões da Luz.

Mais eficaz do que o Benfica no tiro exterior (35,7 para 6,3%), o conjunto de Guimarães ficou muito aquém do oponente na eficácia interior (61,5% contra 34,2%) e nos lances livres, concretizando apenas dois em cinco, contra os 20 marcados pelas encarnadas. Tal como no sábado, Raphaella Silva evidenciou-se no Benfica, com 17 pontos e 10 ressaltos. Do lado vitoriano, Kahlia Lawrence e Filipa Barros destacaram-se, com 13 pontos cada.

O Vitória levou a equipa teoricamente mais forte do campeonato até ao limite da eliminação, mas faltou-lhe a força extra para o destronar, num meritório fim para uma época conturbada.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast