A equipa vibrante do Dérbi acinzentou: pior ataque da liga verga o Vitória
Um Vitória desbotado, pouco acutilante e sem criar mossa saiu derrotado no Jamor. Conquistadores pouco fizeram para contrariar as adversidades e não aproveitam para dar seguimento aos pontos do Dérbi.

Esmorecido e apático, o Vitória foi derrotado no Jamor pelo Belenenses SAD. Frente ao lanterna-vermelha, os vitorianos quase nem causaram mossa e perderam o ímpeto do triunfo frente ao Braga. Depois de uma primeira parte sem história, esperava-se uma equipa mais aguerrida no segundo tempo – mas isso não aconteceu. Desbotados, os vitorianos “deram” à equipa caseira um triunfo (1-0) – coisa rara para uma equipa com apenas um triunfo nos últimos dez jogos.
O som dos 100 adeptos que acompanharam o Vitória na viagem até Oeiras ajudaram a colorir uns primeiros 45 minutos cinzentos. Um jogo mastigado, pouco vertical – a contrastar com os 90 minutos frenéticos do Dérbi do Minho – chegava sem surpresa ao intervalo sem golos.
A bitola da segunda parte foi diferente. Até porque o pior ataque do campeonato fez mesmo estragos: erro do central Borevkovic, que deixa a bola à mercê do Belenenses SAD, a equipa de azul aproveita a passividade da defensiva vitoriana e, numa jogada de entendimento, deixa Saphira sozinho no coração da área para o primeiro golo do jogo.
São já 17 jogos seguidos a sofrer. E mesmo perante a pior defesa caseira do campeonato – 24 golos concedidos no Jamor – o Vitória era um deserto de ideias na frente. Pepa lançava Nélson da Luz para agitar. Mas era mesmo o lanterna-vermelha a mostrar serviço. De uma assentada, três lances de perigo: à passagem da hora de jogo, Camará remata para defesa de Varela e, no seguimento, Baraye acerta no poste.
Pepa tentava afinar a equipa, que parecia sempre partida em campo, com a entrada de de dois jogadores provenientes da equipa B: Luís Esteves e o jovem avançado Herculano Nabian foram lançados para os últimos minutos.
Os conquistadores têm encontro marcado com mais um dos “aflitos” na próxima jornada. O encontro com o Arouca, atual penúltimo classificado, está marcado para sábado, dia 19.