A APCG quer formar atletas no boccia e vai a jogo com Cristiana e Miguel
APCG continua aposta na modalidade e quer mostrar que o diagnóstico "não é uma sentença de vida". Cristiana Marques e Miguel Gomes vão lutar pelas medalhas nos campeonatos nacionais.

A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) quer formar mais atletas para o boccia, lutar por medalhas nos campeonatos nacionais e levar um dos seus atletas aos Jogos Paralímpicos de 2024 ou 2028. Os objetivos foram traçados na apresentação da equipa composta por Cristiana Marques, que recebeu o prémio de desporto adaptado na Gala do Desporto, e Miguel Gomes.
O compromisso da APCG com o boccia ficou patente durante a pandemia: quando a covid-19 obrigou a fechar portas, os treinos habituais decorriam na mesma. A associação quer mostrar com o boccia que um diagnóstico “não é uma sentença de vida”, vincou a diretora Cláudia Esteves. “Promove a autonomia física dos atletas, o desenvolvimento motor, trabalho em equipa e responsabilidade”, disse.
O boccia estimula em Cristiana e Miguel “hábitos de vida” e o “desenvolvimento motor” – e a APCG quer formar ainda mais jovens. “Queremos criar uma escola de formação de boccia na instituição, porque olhando aos campeonatos nacionais o nível de idades é preocupante”, adiantou ainda a diretora.
No fundo, a modalidade serve de alavanca “para uma vida mais ativa”. Ideia corroborada pelo vereador do desporto, Nélson Felgueiras: “[O trabalho da APCG] vai em linha do que queremos no nosso concelho: uma aposta no desporto adaptado. É o desporto como veículo de integração e valorização”.
“Vou conhecendo colaboradores e percebo que entregam muito de si no trabalho que fazem. Esta área social é às vezes difícil. Luta-se todos os dias contra as dificuldades. Algumas objetivas, outras de encontrar o financiamento necessário para a resposta que é preciso dar”, frisou o vereador.
O financiamento consegue mesmo ser, “por vezes”, o maior “entrave” para o desenvolvimento da modalidade. E por isso Cláudia Esteves deixa o repto: “As nossas portas estão abertas, os treinos são à porta aberta. Qualquer potencial patrocinador pode assistir”.
Nesta época desportiva, os atletas da APCG vão vestir de azul claro, com o símbolo da instituição atrás e, na frente, uma cruz alusiva à primeira bandeira portuguesa. O departamento de boccia conta com médico, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. A equipa vai ser orientada por Tiago Moura com auxílio de Rute Martins.