6 minutos no céu até à derrocada; Vitória sai da Croácia SC com amolgadela
Vimaranenses estiveram a vencer em Split, fizeram o mais difícil mas acabaram por não resistir à reação do Hajduk. Pancada deixa amolgadela complicada de reparar.

O Vitória SC saiu vergado por uma derrota por três bolas a uma do Estádio Poljud no jogo da 1.ª mão da 3.ª pré eliminatória da Liga Conferência Europa. Um resultado que, apesar de não ser definitivo no que às contas da eliminatória diz respeito, compromete as aspirações do Vitória SC nas competições europeias.
Com personalidade, apesar de aqui e ali denotar alguma tremedeira, a equipa de Moreno até resistiu ao ambiente adverso de Split nos instantes iniciais, soube anular o adversário e, a espaços, deu mostras de estar dentro da exigência da eliminatória.
Com três mexidas no onze, estreando-se Villanueva no eixo da defesa, uma das novidades da equipa foi André Almeida, mas claramente em baixo de forma acabou por ficar nas cabines ao intervalo. A outra novidade foi Nelson da Luz, que relegou Jota Silva para o banco de suplentes.
No momento em que passava por calafrios, quando estava decorrida uma hora de jogo o Vitória SC foi resgatado por Maga com um grande golo. Combinação do lateral com Lameiras, indo ao ataque disferir uma bomba de pé esquerdo que entrou no ângulo. Momento de esperança do Vitória SC, a abanar com o jogo e a fazer a eliminatória pender momentaneamente para o seu lado.
O pior veio depois. O Vitória SC não teve estaleca para amparar a reação croata e acabou amassado com três golos. A vantagem durou apenas seis minutos e em oito minutos o Hajduk deu a volta ao resultado. No limbo entre a tentativa de reação e evitar um terceiro golo, os homens de Moreno continuaram pouco acutilantes e a minutos do apito final encaixaram mesmo o terceiro.
Também uma bomba de Krovinovic, que já jogou em Portugal, a aumentar consideravelmente a amolgadela do Vitória SC, que parte para o jogo da 2.ª mão com dois golos de desvantagem que exigem uma noite praticamente perfeita dentro de uma semana no D. Afonso Henriques.
Ficha de Jogo
HAJDUK SPLIT 3 - 1 VITÓRIA SC
Estádio Poljud
HAJDUK SPLIT: Kalinic; Mikanovic, Simic, Elez, Melnjak; Vukovic, Grgic, Krovinovic; Sahiti, Livaja, Biuk.
VITÓRIA: Bruno Varela; Miguel Maga, Mumin, Villanueva e Ogawa; Alfa Semedo, Tiago Silva e André Almeida (Dani Silva, 46'); Lamieras (Antonin Cortés, 82'), André Silva (Anderson Silva, 63') e Nelson da Luz (Jota Silva, 63')
MOMENTO | FIGURA |
Golo de Krovinovic (88') - A dois minutos dos noventa o terceiro golo do croata ex-Benfica e Rio Ave desnivela a eliminatória e torna a tarefa do Vitória SC muito mais complicada. Dani Silva foi demasiado tenro no atraso, o croata disparou forte e aumenta consideravelmente o grau de dificuldade da tarefa dos vimaranenses. |
Miguel Maga - Esteve no melhor e no pior. Estreou-se a marcar com um golo de outro mundo, para ver e rever. Falha depois o corte no início da derrocada do Vitória SC e vê o seu flanco estar na origem dos golos adversários. |