100 anos em 10 capítulos: momentos que marcam a história do Vitória SC
Conquistas, caminhadas europeias; desilusões. A história do Vitória SC perfilada em dez momentos relevantes para a implementação do clube enquanto referência do panorama desportivo nacional.

Com naturais altos e baixos, os 100 anos de vida do Vitória SC têm capítulos marcantes e contributos inegáveis para o engrandecimento da cidade e do desporto nacional. O Jornal de Guimarães selecionou dez momentos como alguns dos mais importantes da história do clube; pelo que representaram, e nalguns casos continuam a representar; pelo seu significado.
Outros momentos há que têm igualmente um lugar de destaque na história da instituição, como a Supertaça de 1988 – o primeiro título nacional do Vitória SC a nível sénior – ou os títulos recentes do polo aquático. Nesta galeria há ainda espaço para os títulos nacionais nos três escalões principais das camadas jovens, ou para os dois bolas de prata que o Vitória SC já teve nas suas fileiras – Edmur e Paulinho Cascavel. Ou para a descida de divisão em 2006, completamente inesperada, mas que se traduziu num incremento imediato de novos associados.
Mas a história do clube mais representativo da cidade-berço também se faz de momentos de viragem. Pioneiro na “importação” de brasileiros para o futebol português, o Vitória foi também o primeiro clube a ter um complexo desportivo, construído gradualmente até à inauguração há 25 anos, na perspetiva de contemplar vários relvados e outras valências. Veja os dez momentos selecionados pelo nosso jornal.
Taça de Portugal
26 maio 2013

Momento maior da história centenária do Vitória SC. Milhares de vitorianos, quer no Estádio do Jamor quer no Largo do Toural, vibraram com o triunfo (2-1) sobre o Benfica naquela tarde quente de domingo. A reviravolta no marcador, com golos de Soudani e Ricardo Pereira, trouxe para o espólio do Vitória SC a peça mais valiosa aí existente. Alex, vimaranense formado no clube, levantou a Taça de Portugal na Tribuna de Honra do Estádio Nacional.
Faltou o VAR em Basileia
27 agosto 2008

Depois da descida ao inferno da 2.ª Divisão, o renascer da fénix. À subida seguiu-se o terceiro lugar e a possibilidade de entrar na Liga dos Campeões. O golo anulado ao minuto 87 em Basileia, no jogo da 2.ª mão, foi um duro golpe para o Vitória SC. O fiscal de linha assinalou fora de jogo num lance limpo.
Ano de ouro das modalidades
Abril de 2008

No dia 6, o basquetebol conquistou a Taça de Portugal e, no dia 19, o voleibol sagrou-se, finalmente, campeão nacional da modalidade. Dois momentos de referência para as modalidades do clube. Em basquetebol, a conquista da Taça de Portugal teve lugar em Elvas, frente ao FC Porto. No voleibol a conquista teve lugar em Espinho, frente ao Sporting local.
Primeiro complexo desportivo do país
22 novembro 1997

Processo evolutivo ao longo dos tempos, o Complexo Desportivo do Vitória SC foi inaugurado a 22 de novembro de 1997, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. Foi a primeira infraestrutura do género em Portugal, incluindo relvados e um pavilhão.
Quartos de final Taça UEFA
1986/1987

Sparta de Praga, Atlético de Madrid e Groningen ficaram pelo caminho naquela que é a aventura europeia de maior sucesso até agora. O Vitória SC caiu nos quartos-de-final da Taça UEFA frente aos alemães do Borussia de Mönchengladbach. Na memória, ficaram eliminatórias intensas, grandes jornadas europeias, com a eliminação dos madrilenos a deixar recordações vívidas. Milhares de vitorianos estiveram no Vicente Calderón numa deslocação memorável e o Toural ficou repleto para receber a equipa de Marinho Peres no dia seguinte.
Melhor ataque do campeonato
1974/1975

Romeu, Tito e Jeremias formaram um dos trios atacantes mais apreciados do futebol vitoriano. Foi muito às custas dele que, apesar do quinto lugar no campeonato, o Vitória SC foi a equipa mais goleadora da 1.ª Divisão nessa época: 64 golos nos 30 jogos do campeonato valeram o melhor ataque, feito apenas repetido pelo Belenenses se se excluírem os três crónicos candidatos ao título. Jeremias marcou 18 golos e Tito – jogador com mais golos pelo Vitória SC – 17.
Primeiro jogo europeu
10 setembro 1969

A receção ao Banik Ostrava, equipa da atual Chéquia, proporcionou ao Vitória SC a estreia nas lides europeias. Carlos Manuel marcou logo aos dez minutos no Municipal de Guimarães, pintando o triunfo do primeiro jogo europeu do Vitória SC, a contar para a Taça das Cidades com Feira. O empate a uma bola na 2.ª mão permitiu ao Vitória SC seguir em frente na prova. A participação europeia deu-se uma época depois do primeiro terceiro lugar da sua história, num campeonato em que se sonhou até ao fim.
Primeiro brasileiro a jogar em Portugal
1955

Ernesto Paraíso cruzou o Atlântico para reforçar a equipa do Vitória SC, na 2.ª Divisão. Aconselhado por António Pimenta Machado, a viver no Recife, o canarinho estreou-se à quinta jornada e iniciou uma era. Vários brasileiros seguiram-lhe as pisadas.
Subida à 1.ª Divisão
11 janeiro 1942

Após mais uma conquista do campeonato distrital, o Vitória SC disputou com o União de Lamas a possibilidade de disputar a 1.ª Divisão Nacional. Esse jogo não estava previsto, mas pressões da AF Porto e da AF Aveiro levaram a que se disputasse a participação na 1.ª Divisão. Num jogo histórico, disputado no Campo da Constituição, no Porto, os vitorianos triunfaram por 6-4.
Hegemonia distrital
8 abril 1934

Em Braga, apoiado por milhares de adeptos, o Vitória conquista aquele que foi o 1.º campeonato distrital sénior da sua história. Quebrou a hegemonia do rival e lançou-se para o domínio do futebol na AF Braga.